PROJETO ROBÔ GARRAS
Caracterização:
Neste universo do desenvolvimento da ciência tecnológica, a escola, através deste projeto, ousa na criação de robôs, proporcionando condições para que o aluno desenvolva habilidades e competências no campo das ciências. O objetivo é construir um robô móvel, com garras para pegar e transportar objetos leves e que interaja com pessoas, usando o Kit de robótica conectado a um programa de computador, reaproveitando material de sucata.
Justificativa
“A mesma revolução tecnológica que foi responsável pela forte necessidade de aprender melhor oferece também os meios para adotar ações eficazes. As tecnologias de informação, desde a televisão até os computadores e todas as suas combinações, abrem oportunidades sem precedentes para a ação afim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem.” (Papert, 1994, p.6)
A robótica faz parte dessa revolução tecnológica que inserida no ambiente escolar proporciona um espaço rico de desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da autonomia, além de facilitar a compreensão de alguns conceitos de Física, Química, Matemática, Biologia e outras disciplinas, que colocados em prática tornam-se significativos e atraentes.
O trabalho com material de sucata, usado na construção do robô, favorece o questionamento sobre os impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado do lixo, contribuindo assim para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão crítico e participativo numa sociedade em constante transformação.
As atividades em grupo permite a socialização, à medida que promove a interação, a troca de conhecimentos, o desenvolvimento das múltiplas habilidades, e, sobretudo, o aprimoramento de valores.
Metodologia
Pesquisa científica, pesquisa de campo, oficinas de estudo e prática laboratorial, atividades práticas de formalização de ideias, experimentação, reflexão e depuração.
Objetivo Geral
Construir um ambiente dinâmico de aprendizagem significativa por meio da criação do robô garras, utilizando um Kit de robótica, um computador com o programa Superlogo e material de sucata, despertando consciências sobre a realidade socioambiental atual.
Objetivos específicos
Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia no aprendizado;
Desenvolver uma metodologia de trabalho cooperativa entre os alunos;
Promover o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, biologia, artes, etc. de forma prática;
Possibilitar a aquisição do conhecimento em eletricidade, eletrônica, mecânica e assuntos afins.
Estimular o gosto pelas ciências tecnológicas;
Explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação;
Estimular a criatividade e a inteligência;
Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos;
Aprofundar conhecimento sobre causas e consequências dos problemas ambientais na atualidade.
Metas
Criar um robô com movimentos;
Formar um grupo de, no mínimo três (03) alunos monitores na área de Ciências da Natureza;
Montar uma sala de oficina para aulas práticas de conteúdos ligados à robótica.
Incentivar a reciclagem com foco no reaproveitamento de material de sucata em 100% da comunidade escolar.
Implantar a coleta seletiva de lixo nesta unidade escolar até dezembro de 2011.
Resultados e Impactos Esperados:
Formação de protagonistas do saber técnico científico;
Reconhecimento pela autoria de um trabalho inovador e produtivo no ambiente escolar a fim de gerar oportunidades para outros inventos, outras descobertas científicas amparados com maior suporte tecnológico;
Melhor desempenho acadêmico dos alunos nas diversas áreas, especificamente na área das ciências e tecnologias;
Disseminação da robótica como um campo de possibilidades para o crescimento intelectual e profissional;
Redução dos impactos ambientais negativos gerados pelo descarte inadequado do lixo no ambiente escolar e na comunidade local.
Dificuldades encontradas:
Os jovens jatienses estão, ainda, atrelados à velha prática do desperdício, dificultado assim o trabalho de conscientização e as ações de reciclagem.
Trabalhar atitudes e valores, aspectos fundamentais no processo educativo e incorporar conceitos, técnicas e ideias novas ao sistema convencional de ensino.
Principais ações:
Reuniões semanais entre professores, núcleo gestor e alunos envolvidos;
Pesquisa e estudo do material escrito sobre robótica;
Oficinas de estudo utilizando o programa Superlogo e o Kit de robótica;
Oficinas de prática laboratorial de Física, Química, Biologia e Matemática;
Palestras, no ambiente escolar, sobre impactos ambientais e reciclagem;
Pesquisa de campo em outras instituições para aprofundar conhecimento científico e tecnológico da robótica;
Criação do robô obedecendo o esquema: Formalização de ideias; Projeto em desenho; Seleção de material; Testes de montagem; Montagem; Avaliação;
Criação de um blog para divulgação do projeto;
Organização da coleta seletiva do lixo na escola.
Referências Bibliográficas
_____. Ministério da Educação Mec, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o ensino Médio; vol. II. Brasília, 2006.
BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Física e química. São Paulo: Ática, 1934.
MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Física: volume único. São Paulo: Scipione, 1997.
CHELLA, Marco Túlio. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. Campinas: UNICAMP, 2002.
FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
GUIMARÃES, Mário. Apresentação do Kit de Robótica POP1. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=y9peagdeV18&feature=related>. Acesso em: 25 mar. 2010.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PLÁSTICOS, Instituto Sócio Ambiental Dos. PLASTIVIDA. Disponível em: <www.plastivida.org.br>. Acesso em: 12 ago. 2010.
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PETRÔNIO, J.. Robótica com o Superlogo. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=imLhC6rwY_4&feature=related>. Acesso em: 25 mar. 2010.
SOUSA, Bruno. Robótica Educativa. Disponível em: <www.slideshare.net/guest0aa7b2/robotica-educativa-2676353>. Acesso em: 08 abr. 2010.
LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da; ÁLVARES, Beatriz Alvarenga. Física. vol 1 São Paulo: Scipione, 2005.