O Projeto



PROJETO ROBÔ GARRAS

Caracterização:
Neste universo do desenvolvimento da ciência tecnológica, a escola, através deste projeto, ousa na criação de robôs, proporcionando condições para que o aluno desenvolva habilidades e competências no campo das ciências. O objetivo é construir um robô móvel, com garras para pegar e transportar objetos leves e que interaja com pessoas, usando o Kit de robótica conectado a um programa de computador, reaproveitando material de sucata.

Justificativa
A mesma revolução tecnológica que foi responsável pela forte necessidade de aprender melhor oferece também os meios para adotar ações eficazes. As tecnologias de informação, desde a televisão até os computadores e todas as suas combinações, abrem oportunidades sem precedentes para a ação afim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem.” (Papert, 1994, p.6)
A robótica faz parte dessa revolução tecnológica que inserida no ambiente escolar proporciona um espaço rico de desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da autonomia, além de facilitar a compreensão de alguns conceitos de Física, Química, Matemática, Biologia e outras disciplinas, que colocados em prática tornam-se significativos e atraentes.
O trabalho com material de sucata, usado na construção do robô, favorece o questionamento sobre os impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado do lixo, contribuindo assim para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão crítico e participativo numa sociedade em constante transformação.
As atividades em grupo permite a socialização, à medida que promove a interação, a troca de conhecimentos, o desenvolvimento das múltiplas habilidades, e, sobretudo, o aprimoramento de valores.

Metodologia
Pesquisa científica, pesquisa de campo, oficinas de estudo e prática laboratorial, atividades práticas de formalização de ideias, experimentação, reflexão e depuração.

Objetivo Geral
Construir um ambiente dinâmico de aprendizagem significativa por meio da criação do robô garras, utilizando um Kit de robótica, um computador com o programa Superlogo e material de sucata, despertando consciências sobre a realidade socioambiental atual.

Objetivos específicos
Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia no aprendizado;
Desenvolver uma metodologia de trabalho cooperativa entre os alunos;
Promover o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, biologia, artes, etc. de forma prática;
Possibilitar a aquisição do conhecimento em eletricidade, eletrônica, mecânica e assuntos afins.
Estimular o gosto pelas ciências tecnológicas;
Explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação;
Estimular a criatividade e a inteligência;
Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos;
Aprofundar conhecimento sobre causas e consequências dos problemas ambientais na atualidade.

Metas
Criar um robô com movimentos;
Formar um grupo de, no mínimo três (03) alunos monitores na área de Ciências da Natureza;
Montar uma sala de oficina para aulas práticas de conteúdos ligados à robótica.
Incentivar a reciclagem com foco no reaproveitamento de material de sucata em 100% da comunidade escolar.
Implantar a coleta seletiva de lixo nesta unidade escolar até dezembro de 2011.

Resultados e Impactos Esperados:
Formação de protagonistas do saber técnico científico;
Reconhecimento pela autoria de um trabalho inovador e produtivo no ambiente escolar a fim de gerar oportunidades para outros inventos, outras descobertas científicas amparados com maior suporte tecnológico;
Melhor desempenho acadêmico dos alunos nas diversas áreas, especificamente na área das ciências e tecnologias;
Disseminação da robótica como um campo de possibilidades para o crescimento intelectual e profissional;
Redução dos impactos ambientais negativos gerados pelo descarte inadequado do lixo no ambiente escolar e na comunidade local.

Dificuldades encontradas:
Os jovens jatienses estão, ainda, atrelados à velha prática do desperdício, dificultado assim o trabalho de conscientização e as ações de reciclagem.
Trabalhar atitudes e valores, aspectos fundamentais no processo educativo e incorporar conceitos, técnicas e ideias novas ao sistema convencional de ensino.

Principais ações:
Reuniões semanais entre professores, núcleo gestor e alunos envolvidos;
Pesquisa e estudo do material escrito sobre robótica;
Oficinas de estudo utilizando o programa Superlogo e o Kit de robótica;
Oficinas de prática laboratorial de Física, Química, Biologia e Matemática;
Palestras, no ambiente escolar, sobre impactos ambientais e reciclagem;
Pesquisa de campo em outras instituições para aprofundar conhecimento científico e tecnológico da robótica;
Criação do robô obedecendo o esquema: Formalização de ideias; Projeto em desenho; Seleção de material; Testes de montagem; Montagem; Avaliação;
Criação de um blog para divulgação do projeto;
Organização da coleta seletiva do lixo na escola.



Referências Bibliográficas

_____. Ministério da Educação Mec, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o ensino Médio; vol. II. Brasília, 2006.
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FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
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 PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
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LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da; ÁLVARES, Beatriz Alvarenga. Física. vol 1 São Paulo: Scipione, 2005.