quarta-feira, 20 de abril de 2011

Conclusões e agradecimentos...


Com o encerramento de nossos trabalhos no dia 10 de Setembro, ocasião em que ocorreu a Feira de Ciências na Escola Moisés Bento da Silva, concluímos que o resultado deste projeto foi satisfatório, pois conseguimos alcançar nossos objetivos, criamos um robô capaz de locomover-se, porém o mais importante foi o desenvolvimento de várias habilidades em diversos campos da ciência e tecnologia, além do desenvolvimento da socialização e do protagonismo juvenil. Agradecemos o apoio fundamental da professora Francisca Alves, que mesmo não sendo especialista na área de Ciências da Natureza, fez um excelente trabalho, nos incentivando e coordenando com muita desenvoltura, agradecemos também o apoio do núcleo gestor na pessoa da Diretora Maria das Graças dos Santos, dos professores Aparecido Luis Bento, Rosilene Sousa, Ronildo Rocha e do ex-aluno Luciano Nogueira pela contribuição nas oficinas, que foram muito importantes para melhor compreensão dos assuntos estudados.

Quanto às experiências práticas para o estudo aprofundado de conteúdos, as orientações curriculares para o Ensino Médio 2006,p.117 “Reafirmam a contextualização e a interdisciplinaridade como eixos centrais e organizadores das dinâmicas interativas no ensino de Químicas, na abordagem de situações reais trazidas do cotidiano ou criadas em sala de aula por meio de experimentação.” Ressaltamos que o trabalho com experimentação é muito importante em outras disciplinas como Física, Matemática e Biologia. Este projeto possibilitou a aplicação de conceitos e o estudo significativo em diversas áreas. Segundo Chella, 2002,p.2 entende-se por robótica educacional o ambiente constituído pelo computador, componentes eletrônicos, eletromecânicos e programa, no qual o aprendiz, por meio da integração destes elementos, constrói e programa dispositivos automatizados com o objetivo de explorar conceitos das diversas áreas do conhecimento.
 

0 comentários:

Postar um comentário